quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Plantas medicinais para a Rinite e Sinusite



Rinite


A rinite é a inflamação das mucosas das fossas nasais, que pode ocorrer devido a uma constipação comum provocada por um vírus ou pode estar relacionada com um terreno alérgico. No caso da constipação comum, a melhora é espontânea e dá-se ao fim de alguns dias. No caso da rinite alérgica, esta ocorre quando há uma maior exposição a factores alérgicos como o pólen, os ácaros, poluição ambiental, etc. Os sintomas de rinite alérgica são normalmente espirros, prurido (comichão) nasal, obstrução nasal com dificuldade ou impossibilidade de respirar pelo nariz, corrimento nasal líquido e transparente. 

Superalimentos


Bagas de goji, camu-camu, curcuma/açafrão das índias, erva de trigo, gengibre, pólen, spirulina

Para rinite por constipação comum


Tome 15 gotas em água três vezes por dia.

Utiliza uma colher de sobremesa da planta para uma chávena de água a ferver, deixe repousar 5 minutos. Beba três chávenas por dia.

Infusão de gengibre
Rale 1 colher de sobremesa de gengibre fresco descascado e coloque numa chávena com água acabada de ferver. Deixe repousar durante 15 minutos. Beba no mínimo 3 chávenas por dia.


Para Rinite alérgica


Infusão de gengibre
Rale 1 colher de sobremesa de gengibre fresco descascado e coloque numa chávena com água acabada de ferver. Deixe repousar durante 15 minutos. Beba no mínimo 3 chávenas por dia.

Infusão de Alteia
Utiliza 3g de raiz seca para uma chávena de água a ferver. Deixe repousar 10 minutos. Beba 3 chávenas por dia.


Homeopatia

Euphorbium Compositum Spray Nasal S  - à venda na no meu espaço na Maia - Naturalis, para mais informações contacte-me (wcanavarro@gmail.com)


Sinusite

A sinusite é uma inflamação das membranas mucosas nas cavidades paranasais. Esta inflamação agrava-se com a produção excessiva de mucosidade, devido à ingestão de lacticínios ou a uma alimentação deficiente, má qualidade do ar ou malformações nasais, pólenes,  poieras, fumo, humidade, poluição atmosférica ou outro tipo de alergias.

Os sintomas são pressão e dores de cabeça por cima dos olhos, sensação de inchaço no rosto, dor que piora quando se inclina a cabeça para a frente, dificuldade em respirar pelo nariz, dor de dentes ou sintomas de febre. A sinusite pode ser aguda ou crónica.

Plantas medicinais


Uma das plantas mais eficazes para aliviar ataques de sinusite é a flor de sabugueiro, mas também a equinácea, as malvas, o hidraste, o tomilho, a tanchagem ou a alfazema.


Aromaterapia

Faça inalações de eucalipto, pinheiro ou alfazema e evite a ingestão de lacticínios causadores de mucos.

A vitamina C é um anti-histamínico natural que ajuda a combater a inflamação nas cavidades paranasais causadas pela sinusite.


Tratamento

A Acupuntura e a Medicina Chinsa são bastante eficazes no tratamento de rinite e sinusite. Saiba mais aqui.






Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)



Sem comentários:

Enviar um comentário