segunda-feira, 16 de maio de 2016

Alimentos Biológicos - o que são e quais as vantagens?

Sabe quais são as vantagens de consumir alimentos biológicos?





Uma alimentação saudável é muito importante em todas as fases da vida, por isso é preciso prestar atenção aos alimentos que são colocados à mesa. Muitos deles podem ter sido produzidos com o uso de agrotóxicos, o que é maléfico tanto para quem os consome como para quem os produz.
Riscos causados pelos agrotóxicos
Além de prejudicar o meio ambiente contaminando o solo, os agrotóxicos podem ainda causar, em quem os consome, problemas neurológicos e degenerativos como Alzheimer, Parkinson, infertilidade, inflamações e cancro.
A melhor forma de fugir dos agrotóxicos é procurar consumir alimentos biológicos.
O que é um alimento biológico?
Um alimento biológico é obtido sem a utilização de produtos químicos ou hormonas sintéticas que favorecem o seu crescimento. No caso dos vegetais, o solo, que é a fonte de nutrição do alimento, fica livre de agrotóxicos, adubos químicos, pesticidas ou de sementes transgénicas. No caso de animais, a criação ocorre sem que haja uso de antibióticos, hormonas de crescimento e anabolizantes.
Como saber se o produto que está a comprar é biológico?
Para realmente ser considerado biológico, é necessário que o alimento possua o selo de certificação. Tenha cuidado, nem todos os alimentos produzidos sem agrotóxicos são biológicos. Além disso, algumas regras devem ser seguidas durante a produção, como o respeito ao meio ambiente, condições dignas de trabalho e respeito à legislação ambiental.
O alimento pode ser cultivado sem que haja o uso de agrotóxicos, porém, se foi utilizado adubo sintético na sua produção, ele não pode ser considerado biológico.
Vantagens em consumir biológicos
  • - Preservação do solo que se torna mais fértil e livre de toxicidade;
  • - O Ambiente torna-se mais sustentável e equilibrado;
  • - O alimento torna-se mais saudável e nutritivo;
  • - A saúde de quem trabalha na produção é garantida;
  • - Proteção das futuras gerações contra contaminação química;
  • - Restaura a biodiversidade.
-  Os Alimentos biológicos são mais saudáveis pelo simples fato de serem nutricionalmente mais completos, saborosos e também possuírem mais minerais como potássio, selénio e ferro, quando comparados a alimentos convencionais.
Os biológicos trazem saúde a quem os ingere, bem como a quem os manipula. Hoje os alimentos biológicos são facilmente encontrados em supermercados, mercados e lojas de produtos naturais. Procure sempre por alimentos que contenham a menor quantidade de aditivos químicos possível. Preze por alimentos biológicos, dessa forma, todos ganham, o meio ambiente, o produtor e o mais importante, a sua saúde!





Ficou com alguma dúvida?
Coloque-a através dos seguintes contactos:
  • wcanavarro@gmail.com
  • Formulário de contacto (aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário