domingo, 13 de dezembro de 2015

Cólicas menstruais fortes e a endometriose


Dores menstruais


As dores menstruais não devem ser consideradas normais, principalmente quando são persistentes e acontecem mesmo tomando medicamentos para a dor. Estas dores podem estar a sugerir uma endometriose, condição que pode levar à infertilidade.

O que é a endometriose?


A endometriose é uma doença caracterizada pela existência de tecido uterino em regiões do corpo que não o útero, geralmente na pelve, ovários ou intestinos. A endometriose é uma condição benigna que, entretanto, pode ser muito debilitante, pois costuma estar associada a dor crónica e infertilidade.

O que é o endométrio?







Anatomia do aparelho reprodutor feminino MELHORSAUDE.ORG


Endométrio é uma fina membrana que recobre a camada interna do útero. Durante o ciclo menstrual o endométrio sofre transformações induzidas pelas variações hormonais, cresce e torna-se um tecido rico em vasos sanguíneos.
O endométrio cresce para ficar apto a receber e nutrir o embrião em caso de gravidez. Quando o ciclo termina e o óvulo não foi fecundado, essa parede espessa do endométrio desaba e é expelida para fora do útero. Este processo é a menstruação.

Acupuntura e Endometriose


A acupuntura tem se mostrado eficaz no tratamento da endometriose por conseguir aliviar sintomas de dor que os medicamentos muitas vezes não conseguem. Com a continuação dos tratamentos os padrões energéticos que levaram ao desenvolvimento da patologia são regulados conseguindo-se assim tratar a endometriose.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa os canais de energia responsáveis pela menstruação são o fígado, o vaso governador, o vaso concepção e o baço. O movimento correcto do sangue depende do Qi do fígado.

A endometriose na visão da MTC tem a sua origem em vários factores, como a tensão emocional que leva à estagnação de Qi do fígado causando dor, frio e humidade que leva à estagnação do sangue que também leva à dor, esforço em excesso, doenças crónicas, actividade sexual em excesso.

Alguns factores importantes para se definir o padrão da doença no diagnóstico: a hora da dor, a sua localização, ciclo menstrual, tipo de sangramento e a influência do calor e do frio nos sintomas.

Com estas informações pode ser diferenciada a característica de excesso ou deficiência da patologia.

O tratamento consiste em harmonizar o sangue, regular o sangramento, diminuir a estagnação, acalmar e nutrir o sangue, diminuir a dor, mover e harmonizar o Qi dos meridianos envolvidos.

Muitos dos casos de endometriose estão associados à infertilidade, onde a acupuntura também proporciona resultados favoráveis.

De cada 100 mulheres em idade fértil, 15 sofrem de endometriose sem saber.

A alimentação pode ser uma boa aliada neste tipo de patologia, retire os alimentos que possam causar inflamação no seu organismo.

Se tiver alguma dúvida sobre os seus sintomas, aconselhe-se comigo através do email wcanavarro@gmail.com.

________________________________________________________________
Gostou ou tem alguma pergunta? Deixe um comentário!

Acompanhe-me nas redes socais!  Facebook + Instagram + Pinterest + Google+
 http://www.vandaraiodeluz.com/

Vanda Canavarro
Pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa
Consultas na Naturalis
Marcações: wcanavarro@gmail.com
Mais informações: 229 414 651/965 090 409  Rua Padre António, 278 - Maia
Medicina Chinesa | Acupuntura | Naturopatia | Mesoterapia Homeopática |Aromaterapia | Terapia Floral | Barras Access Consciousness


Sem comentários:

Enviar um comentário