terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Acupuntura no tratamento da insónia





Em média, um ser humano passa 35% do seu tempo de vida a dormir, mas para milhões de pessoas esta estimativa é apenas "um sonho". Não conseguir dormir, acordar em intervalos ao longo da noite, ou despertar de manhã e ser incapaz de voltar a adormecer são sintomas de insónia. 


A necessidade de sono é absoluta e não pode ser suprimida por mais de 48 horas, sem resultados graves. Cansaço, ansiedade, irritabilidade, alterações psicológicas, memória, desgaste físico são sinais evidentes de insuficientes horas de sono.
As insónias podem ser ocasionais ou crónicas. A primeira é transitória e pode estar associada a determinadas fases da vida ou a maus hábitos alimentares. Se for crónica, pode durar meses, anos ou até uma vida, sendo geralmente agravada com o envelhecimento. Muitas vezes, os soníferos apenas adiam o problema, "forçando o sono e trazendo excessiva dependência aos fármacos.


Insónias primárias: não têm causa física ou psíquica aparente. As pessoas apresentam dificuldades em adormecer ou em manter o sono, na ausência de qualquer patologia subjacente identificável.

Insónias secundárias: têm origem num problema de saúde orgânico, tais como problemas cardiovasculares, respiratórios, urinários, apneia do sono; ou perturbações psíquicas, como depressão, ansiedade, psicoses ou doença bipolar.


Soluções alternativas:



Fitoterapia: Plantas medicinais que ajudam a controlar o stress, melhorar o sono, contribuindo para um alívio dos sintomas de forma natural e sem quaisquer efeitos secundários. 

Algumas dessas plantas:

Valeriana- actua a nível do sistema nervoso central, diminuindo a tensão e favorecendo o sono. É também indicada para casos de ansiedade, neuroses gástricas, cefaleias e depressão nervosa ligeira.


Passiflora- emprega-se como sedativo nas insónias, menopausa, etc. Possui propriedades espasmolíticas, sobretudo ao nível dos músculos lisos (responsáveis pelos movimentos involuntários).


Tilia- actua sobre o sistema nervoso central e possui propriedades sedativas. É indutora do sono, especialmente em crianças com agitação nocturna.


Acupuntura: Medicina milenar usada para restabelecer a saúde e reequilibrar o organismo. Pode ajudar a resolver problemas relacionados com o foro psíquico, tais como ansiedade, stress, insónias, angústia, esgotamento nervoso e falta de de força de vontade.

Alimentos que induzem o sono:

 
Banana: cobre, magnésio, vitaminas B6 e C
Beterraba: cálcio, ferro, magnésio e vitamina C
Peru: cálcio e triptofano
Espargos: cálcio, magnésio, vitaminas B e C
Sardinha: cálcio, crómio, AGE e Ómega 3
Cevada: cálcio, magnésio, vitamina B
Pêssego: vitamina C, cálcio, cobre, ácido fólico e magnésio


Se sofre de insónias a Acupuntura pode ser uma grande aliada. Saiba mais aqui.



Como complemento o uso de uma essência floral vai equilibrar os aspectos emocionais envolvidos.

Sugere-se o Floral Bom Sono, uma fórmula que vai combater a preocupação excessiva, a insónia e a ansiedade.


(para encomendas de Florais de Saint Germain envie um email para: wcanavarro@gmail.com@gmail.com)
Envio por correio para todo o País.




Cuide de si com Amor! ♥


Marcações e informações: 229 414 651 / 965 090 409
Naturalis
Rua Padre António, 278 Maia
(Junto ao Fórum Maia)

______________________________________________________________
Gostou ou tem alguma pergunta? Deixe um comentário!

Acompanhe-me nas redes socais!  Facebook + Instagram + Pinterest + Google+
 http://www.vandaraiodeluz.com/


Vanda Canavarro
Pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa
Consultas na Naturalis
Marcações: wcanavarro@gmail.com
Mais informações: 229 414 651/965 090 409  Rua Padre António, 278 - Maia
Medicina Chinesa | Acupuntura | Naturopatia | Mesoterapia Homeopática |Aromaterapia | Terapia Floral | Barras Access Consciousness

Sem comentários:

Enviar um comentário