segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Probióticos - o que são?




Já devem ter ouvido falar dos termos bifidobactérias e lactobacillus.

Fazem parte da família dos probióticos, bactérias amigáveis que fortalecem o maior sistema de defesa do corpo humano (os intestinos) contra reacções inflamatórias, diarreia, stress, doenças infecciosas e acção dos antibióticos.

O tracto gastrointestinal é constantemente bombardeado por agressores: todos os dias existe uma "guerra" interna desencadeada quer por estados inflamatórios passageiros, quer por alterações do estilo de vida, como a alimentação pouco equilibrada ou o stress, que pode reduzir os microorganismos benéficos e potenciar o desenvolvimento de bactérias prejudiciais.

Os probióticos são organismos vivos, que quando ingeridos em concentrações adequadas,  beneficiam a saúde. São, por isso, extremamente importantes para defender o organismo, sendo especialmente indicados para quem esteja a tomar antibióticos, dado estes fármacos provocarem uma alteração profunda na flora intestinal, causando diarreias moderadas ou severas, ou até mesmo colites intestinais.

Inúmeros estudos clínicos têm demonstrado que os antibióticos reduzem significativamente os lactobacilus (bactérias benéficas) enquanto aumentam os coliformes (prejudiciais). Um simples ciclo de toma de antibióticos pode afectar a flora intestinal benéfica durante mais de dezasseis meses.

Através de uma suplementação equilibrada em probióticos, os lactobacilus são restaurados a nível intestinal, num período de 24 horas, comparado com cinco a dez dias, caso não haja suplementação. À medida que a flora intestinal benéfica é reposta, vão-se reduzindo os coliformes prejudiciais. Por isso, sempre que iniciar em a toma de qualquer antibiótico, deverão simultaneamente iniciar a ingestão de uma fórmula com probióticos. Para maximizar o seu efeito, tome-os durante ou após as refeições (a acidez no estômago é menor nesta altura) e durante um período continuado de, pelo menos, sete a catorze dias.


Sabia que os Probióticos:



 - Produzem substâncias que inibem o crescimento das bactérias prejudiciais; por exemplo, ácido láctico, ácido acético, factores antimicrobianos;
- Activam células específicas do sistema imunitário;
- Produzem vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas;
- Decompõem toxinas e diminuem a sua absorção.


Principais Benefícios dos Probióticos:



- Tratamento de diarreias (crianças e adultos) e obstipação;
- Melhoria da digestão e redução dos gases intestinais;
- Fortalecimento do sistema imunitário e, particularmente, aumento da resistência às infecções;
- Combate dos efeitos prejudiciais dos antibióticos;
- Prevenção e tratamento das infecções vaginais (causadas pela infecção cândida);
- Redução da absorção do colesterol;
- Combate a problemas alérgicos.


Probióticos: Onde se encontram? 



- Saliva, estômago, intestino delgado (lactobacilus, bifidobacterias), intestino grosso (lactobacilus, bifidobacterias, enterobacterias, enterococus), etc.

Factores que afectam a microflora intestinal: 



Stress físico e psíquico; antibióticos; viagens (para o estrangeiro); dieta; agentes patogéneos.

Aprenda a escolher o suplemento probiótico ideal:



- Isento de produtos lácteos ou derivados;
- Resistente aos ácidos estomacais;
- Mais de 1 bilião de células vivas por dose;
- Elevada estabilidade à temperatura ambiente;


Antibióticos versus Probióticos 



Antibióticos – fármacos destinados a matar bactérias, independentemente de serem ou não benéficas, destruindo a maior parte das vezes o equilíbrio saudável da flora intestinal. A generalização do seu uso levou a que as bactérias causadoras de infecções graves se tornassem mais complexas e resistentes, o que implica que as dosagens de antibióticos sejam cada vez maiores, de forma a serem eficazes.

Probióticos – por serem constituídos por bactérias benéficas existentes no organismo, não agem contra ele. Em contrapartida, o organismo nunca ganha resistência aos probióticos. Estudos recentes têm sugerido que a suplementação com probióticos pode restabelecer o equilíbrio posto em causa pela acção dos antibióticos.




A minha sugestão:





Ervanária Naturalis
Rua Padre António, 278 - Maia
(Junto ao Fórum Maia / Estação de Metro)
229 414 651 / 965 090 409

www.vandaraiodeluz.com


 ______________________________________________________________
Gostou ou tem alguma pergunta? Deixe um comentário!

Acompanhe-me nas redes socais!  Facebook + Instagram + Pinterest + Google+

 CURSO ONLINE --> SAIBA MAIS AQUI


Marcações: wcanavarro@gmail.com
Mais informações: 229 414 651/965 090 409  Rua Padre António, 278 - Maia
Medicina Tradicional Chinesa | Acupuntura | Homeopatia | Naturopatia | Mesoterapia Homeopática |Aromaterapia | Florais | Barras Access Consciouness

Sem comentários:

Enviar um comentário